Audiência está debatendo recauchutagem de pneus usados
2004-08-12
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público está discutindo, em audiência pública, a recauchutagem de pneus usados no Brasil. Os debates estão centrados na importação de carcaças para a recauchutagem.
Participam das discussões a gerente do programa de redução de riscos ambientais da secretaria de qualidade ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Maria Grícia de Lourdes Grossi; o diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Edson Lupatini Júnior; o presidente do Conselho da Associação Brasileira dos Recauchutadores (ABR), Paulo Fernando Moreira; e o diretor-executivo da ABR, Germano Badi.
Dados da indústria
O Brasil é o segundo mercado mundial de recauchutagem de pneus, com nível técnico internacional e baixos índices de problemas. Gera mais de 30 mil postos de trabalho e tem um faturamento de R$ 3,2 bilhões por ano.
Os representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama são contrários à importação de carcaças que são utilizadas na reforma dos pneus. Os representantes da indústria dizem que há uma crise no setor porque faltam carcaças no mercado, devido à sua grande utilização.
A reunião está sendo realizada no plenário 2.