Fauna da APA do Ibirapuitã será catalogada
2004-08-11
A companhia espanhola Gamesa Energia Brasil, que deverá instalar um parque de geração de energia eólica no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã, na Fazenda Santo Antônio, na localidade de Cerros Verdes, em Livramento, contratou uma empresa especializada em consultoria e elaboração de projetos ambientais para inventariar as espécies silvestres existentes na região.
O relatório a respeito vai apresentar a relação minuciosa das espécies que vivem no hábitat em questão e daquelas eventualmente ameaçadas de extinção. O trabalho será divulgado nos próximos dias e servirá para identificar ações de preservação que serão adotadas pela Gamesa. A proposta da empresa é implantar 176 torres aerogeradoras, que poderão produzir até 150 megawatts. O volume é suficiente para abastecer a maior parte dos municípios da Fronteira-Oeste.
Nova espécie
O investimento previsto é de 130 milhões de dólares. A reserva biológica é a única área de proteção integral a preservar porções de campos nativos e mata ciliar onde existe o bugio-preto. Foi registrada na APA uma nova espécie: o tuco-tuco, roedor que forma galerias subterrâneas. A unidade de conservação foi demarcada em 1992, em uma área de 318 mil hectares, que abrange os territórios de Livramento, Rosário do Sul, Quaraí e Alegrete. (CP/16)