Porto Alegre é cidade para automóveis, diz especialista Belga
2004-08-11
O especialista em trânsito Patric Derweduwen viveu ontem uma experiência inédita. Conhecedor da realidade européia, o belga, diretor do Instituto de Segurança no Trânsito de seu país, jamais havia visitado uma cidade da América Latina. Conheceu Porto Alegre na segunda-feira e ficou com a impressão de que privilegia veículos, em detrimento de pedestres.
Ele participa hoje em Porto Alegre do Fórum Volvo de Segurança no Trânsito, que discutirá no Centro de Convenções da Fiergs estratégias para conscientizar jovens da incompatibilidade entre direção e álcool. Em conversa com Zero Hora, ele disse que parece claro que a prioridade em Porto Alegre é dos veículos. A cidade tem várias regiões centrais, de trabalho, mas não se vê pessoas caminhando pelas ruas. Na Bélgica, além de pedestres, vê-se mais e mais motos, por exemplo. Em Porto Alegre, não.
Mas, para os hábitos dos motociclistas, Porto Alegre é um pouco mais perigosa do que a Bélgica, onde as pessoas têm mais cuidado e dirigem mais lentamente. Sobre o transporte POA-Guaíba, disse que não é inteligente restringir o transporte entre as duas cidades a uma ponte. O ideal, segundo ele, seria conciliar a circulação de veículos com o transporte intermodal, se possível com o uso de barcos para locomoção fluvial. (ZH/38)