Falta de padronização dos balanços é obstáculo para a credibilidade
2004-08-11
Por Carlos Matsubara
As empresas que divulgam o Balanço Ambiental são aquelas que querem associar sua imagem à preservação ambiental, o que é uma parte do que se chama de Marketing Verde. Existem casos de empresas brasileiras que conseguiram uma forte associação dessas duas variáveis. Fernando Ben, professor da Universidade de Caxias do Sul cita o caso da Natura e O Boticário, onde esses aspectos fortalecem a marca do produto e a imagem da instituição. Um segundo grupo de empresas realizam publicações com informações ambientais em função de sua atividade, quer por explorarem com intensidade os recursos naturais (indústrias de celulose, por exemplo), quer por apresentarem impactos significativos no meio ambiente (indústrias siderúrgicas e mineradoras, por exemplo).
Para o professor Luiz Felipe Nascimento da UFRGS, Copesul e Aracruz são verdadeiros benchmarkings no Rio Grande do Sul. Outras empresas, apesar de realizarem ações ambientais, ainda relutam em externalizar suas ações, em função de terem a percepção de que o consumidor irá associar o produto como sendo de segunda linha, como é o caso de produtos que utilizam materiais reciclados em sua composição.
Credibilidade
O fundamental é que as informações publicadas tenham credibilidade entre os stakeholders. E essa credibilidade poderia vir de comissões formadas por pessoas de diversos setores da sociedade, como ONGs, governos, que seriam responsáveis pela auditoria dos balanços ambientais. Nascimento acredita que essa credibilidade traria ganhos às empresas. E esses ganhos, em alguns casos podem até interferir em ações na Bolsa de Valores ou nas exportações, principalmente para a Europa. — Mas quantificar isso e até mesmo quando o ganho foi resultado do balanço é muito difícil, admite. Os dois especialistas, no entanto, dizem desconhecer quaisquer ações no sentido de padronizar essas informações, visto que publicações não-obrigatórias de caráter semelhante (o Balanço Social, por exemplo) também não apresentam uma padronização em sua formatação. — Cabe à empresa espelhar da melhor forma suas ações em tais demonstrativos, lamenta Ben. Muitas vezes é comum encontrar no Balanço Social os Balanços Ambientais. — Assim sendo, muitas organizações entendem que a proteção ao meio ambiente apresenta uma forte correlação com a parte social da empresa, argumentam.