Rescaldo do acidente com combustíveis em Canoas (RS) é monitorado
2004-08-09
O Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam segue hoje (09/08) acompanhando os rescaldos do acidente com carga perigosa ocorrido no início da manhã de sábado em Canoas, na BR 386, Km 440.
O técnico do Seamb, engenheiro químico André Milanez, passou o final de semana no local do acidente, monitorando os trabalhos. Um caminhão-tanque da empresa Sulcargo Granéis Líquidos, transportando 13 mil litros de óleo diesel e três mil litros de gasolina saiu da pista e tombou ao lado da rodovia, no sentido Canoas-Pólo Petroquímico. O tanque se desprendeu da carreta e os 16 mil litros de combustíveis vazaram, contaminando 150 metros quadrados de solo e um banhado junto a BR.
Conforme André Milanez, durante todo o sábado e o domingo o trabalho foi de bombeamento dos produtos derramados, que se misturaram à água do banhado. Ele avalia que essa operação deve continuar até amanhã (terça-feira). Na manhã de hoje, a bióloga Cleonice Kazmirczak da Fepam, dirigiu-se ao local do acidente com o técnico André Milanez para avaliação detalhada do dano ambiental, a fim de definir o valor da multa que deverá ser divulgado até o final desta tarde. O Seamb já apurou que a Sulcargo e o caminhão acidentado possuem licença para o transporte de carga perigosa. (Assessoria de Imprensa da Fepam, 09/08)