Fepam emite licenças para destinação de lixo doméstico para três municípios
2004-08-04
Duas Licenças de Operação e uma Licença de Instalação (LI) envolvendo a destinação de resíduos sólidos urbanos foram assinadas pelo diretor-presidente da Fepam, Claudio Dilda, e estão sendo encaminhadas nesta semana para os municípios de Liberato Salzano, Paim Filho e Coqueiro Baixo. As prefeituras municipais são as responsáveis pelos empreendimentos que procuram enfrentar um dos maiores problemas das metrópoles: onde colocar o lixo domiciliar, sem comprometer o ambiente.
Em Liberato Salzano a licença de operação destina-se a um aterro controlado na estrada que liga a Pinhalzinho e vai atender a uma população de 1.200 habitantes; outra LO refere-se a uma central de triagem e compostagem com aterro sanitário localizada na zona rural do município de Paim Filho, distante cerca de dois quilômetros da RS-126, atendendo a dois mil habitantes.
Já o município de Coqueiro Baixo recebeu licença de instalação da Fepam para uma estação de transbordo de resíduos sólidos urbanos que se localizará na Linha Coqueiros, zona rural, com capacidade para receber 0,33 toneladas por dia e atendendo a uma população de 470 habitantes. As três licenças ressalvam que não é permitido o recebimento de resíduos provenientes de instituições de saúde ou resíduos industriais. (Fepam, 03/08)