Grupo empresarial investe na formação de brigadistas contra incêndio
2004-08-03
Com o objetivo de capacitar voluntários para a brigada de incêndio do Parque Nacional das Sempre-Vivas, na região central de Minas Gerais, a Fiação de Tecidos Santa Bárbara Ltda e o Águas de Santa Bárbara Resort Hotel, situados no entorno do Parque, no Município de Augusto de Lima, promoverão em conjunto com o Ibama/MG, nos dias 2 a 6 de agosto, o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
Participarão 40 pessoas, sendo 30 funcionárias da tecelagem Fiação e Tecidos Santa Bárbara Ltda, e as outras 10, voluntários da Floresta Nacional de Paraopeba. O curso será realizado nas dependências do Hotel Ecológico Águas de Santa Bárbara, também do Grupo empresarial, no município de Augusto de Lima/MG. O diretor técnico das empresas, Guilherme Avelar Paculdino, justifica o investimento no curso como fruto de um grande interesse em preservar o meio ambiente. Além disso, o Grupo já possui um projeto, encaminhado ao Ibama/MG, de implementação de Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas).
A ocorrência de queimadas é crítica tanto dentro quanto no entorno do parque. Os extratores das flores sempre-vivas – utilizadas para ornamentação - e os donos de gado põem fogo na vegetação para forçar a brotação das sempre vivas e do capim. O Ibama/MG conta com 250 brigadistas distribuídos nas seis brigadas de incêndio dos Parques Nacionais Grande Sertão Veredas, Caparaó, Serra do Cipó e Serra da Canastra, Área de Proteção Ambiental do Peruaçu e Floresta Nacional de Passa Quatro. (Ibama, 02/08)