Palmas (TO) terá projeto de coleta seletiva
2004-08-03
Ainda neste semestre, será implantado, em Palmas (TO), o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, que terá como base a Cooperativa de Reciclagem do Tocantins, em fase de implantação. A avaliação ambiental estratégica do programa está sendo feita pela aluna do 9º período do curso de Engenharia Ambiental, Fernanda Ferreira de Souza, que apresentarou o projeto durante o II Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEAmb).
O evento, que reúne estudantes do curso de vários estados do País, foi realizado no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Fernanda explica que, em seu trabalho, está analisando as questões sociais, ambientais, econômicas e políticas do Programa de Coleta Seletiva. “Na prática, estamos vendo se o programa vai ser viável ou não”, completa ela, dizendo que, os impulsionadores da proposta serão as próprias pessoas, em suas casas.
O presidente da cooperativa, Otacílio Martins Cardoso, informa que a Agência de Meio Ambiente e Turismo (Amatur) pretende implantar o programa ainda este mês. Ele diz ainda que a entidade, que já conta com 42 catadores de lixo, tem seu estatuto pronto e depende, agora, somente do registro desse documento. Cardoso ressalta os benefícios da cooperativa, que irá funcionar no setor Santa Bárbara, em Taquaralto. “Hoje, o plástico, no paralelo, está valendo R$ 0,25 o quilo e, através da cooperativa, poderemos vender direto para indústria com um valor de até R$ 0,50”. Encontro - Na programação do II ENEEAmb estavam previstos minicursos, mostras de trabalhos e assembléia para eleição da nova executiva. Houve palestra, tendo como um dos palestrantes o engenheiro ambiental Itamar Xavier, minicursos e mesas-redondas. (Celulose online, 02/08)