Instituto de Pesquisas Ecológicas é o vencedor do prêmio ABRAVAS 2004
2004-08-03
O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas é o grande vencedor do Prêmio ABRAVAS 2004, com o melhor trabalho do ano com fauna silvestre. O prêmio, oferecido anualmente pela Associação Brasileira de Veterinários de Animais Silvestres, foi concedido pelo trabalho Avaliação da Prevalência da Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e Vírus da Leucemia Felina (FeLV) em Felinos Domésticos e Silvestres na Região do Parque Estadual Morro do Diabo-SP, no último sábado (31), durante o VIII Congresso e XIII Encontro ABRAVAS, em Jaboticabal – SP.
Desde 2001, o IPÊ realiza trabalhos em medicina da conservação com a fauna silvestre do Pontal do Paranapanema, interior de São Paulo, por meio do projeto — Espécies Sentinelas – Medicina da Conservação. A partir desse projeto surgiu o trabalho premiado. Os veterinários e pesquisadores do Instituto capturam e fazem análises dos soros de felinos (onça-parda, onça-pintada, jaguatiricas e gatos domésticos). Com a análise desse material, é possível identificar a presença de doenças que possam colocar em risco de extinção local a população desses animais, alguns deles extremamente ameaçados.
Para a veterinária e coordenadora do projeto, Alessandra Nava, o prêmio é o reconhecimento pela inovação do IPÊ em pesquisas para conservação.