Indicada energia do sol em projetos de moradia popular
2004-08-02
O uso da energia solar poderá ser obrigatório em projetos de construção de casas populares financiados por programas de habitação federal. A medida está prevista no Projeto de Lei 3680/04, do deputado Carlos Nader (PFL-RJ), que será analisado pela Câmara.
O deputado explica que o aproveitamento da energia gerada pelo sol é, atualmente, uma das alternativas energéticas mais promissoras, por ser inesgotável como fonte de calor e luz. Ele ressalta que o sol é responsável pela origem de praticamente todas as outras fontes de energia. —A partir da energia do sol é que se dá a evaporação, origem do ciclo das águas, e que possibilita o represamento e, conseqüentemente, a geração de eletricidade, hidroeletricidade, observa.
Vantagens
Carlos Nader lembra que a radiação solar também induz à circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos. — O petróleo, o carvão e o gás natural foram gerados a partir de resíduos de plantas e animais que, originalmente, obtiveram, por intermédio da radiação solar, o seu desenvolvimento, acrescenta. Segundo ele, além de ser totalmente limpa, a energia solar não provoca danos ao meio ambiente, como a hidrelétrica; não tem custo de manutenção; e pode ser fartamente aproveitada. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, está na Comissão de Minas e Energia, onde será relatada pelo deputado Eduardo Valverde (PT-RO). Depois, será analisada também pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.