Remoção de nitrogênio e matéria orgânica do efluente da parboilização do arroz por aphanothece microscópica nägeli na ausência de luminosidade
2004-07-30
Resumo: As cianobactérias são microrganismos preferencialmente fotossintetizantes, no entanto apresentam em algumas linhagens a distinta capacidade de obter energia a partir do consumo de substratos orgânicos. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo avaliar o cultivo da cianobactéria Aphanothece microscopia nägeli no efluente da parboilização do arroz na ausência de luminosidade, visando a produção de proteína unicelular e a remoção de nitrogênio e matéria orgânica.
Os experimentos foram conduzidos em câmara de cultivo a 30° C, inóculos de 100 mgL, meio de cultura de cultura Braun-Grunow (BGN) e efluente coletado diretamente dos tanques de maceração de uma indústria de parboilização do arroz. Os resultados demonstram que a Aphanothece microscopia nägeli pode ser cultivada no escuro, viabilizando o tratamento do efluente da partboilização do arroz.
Instituição: Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG-RS).
Autores: Renaldo Gaspar Bastos, Maria Isabel, Ricardo Ledo e Márcia Padilha.
Contato: (42) 629-1444 R. 209.