Fiscais monitoram o parque Serra Azul/MT
2004-07-29
Uma equipe de fiscais formada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) vai monitorar e auxiliar a administração do Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, a combater os focos de queimadas nos meses de agosto e setembro. Doze homens estarão atuando diariamente no monitoramento das 11 mil hectares da Área de Proteção Ambiental e no controle de entrada e saída de visitantes.
Área mais visada nesta época, o Parque Estadual da Serra Azul já teve, no ano 2000, cerca de 100% de sua extensão devastada pelo fogo. Este ano, a Fema resolveu criar uma espécie de guarnição para fiscalizá-lo e também colaborar no combate aos focos de incêndios que costumam ser registrados a partir do mês de agosto. —Estaremos atentos a qualquer ação—, disse o administrador do local, o engenheiro florestal Cerilo Ramos.
Este ano dois fatores estão colaborando para que o Parque da Serra Azul continue resistindo ao fogo. Segundo o engenheiro, a alta umidade do ar e do solo tem colaborado para manter as folhas das áreas verdes e, conseqüentemente, evitar os focos. —Isso mantém as folhas resistentes, eliminando as secas, uma das principais causas para a incidência de queimada—, disse Cerilo. Dezessete mil hectares da Área de Proteção Ambiental da Serra Azul também estarão sendo monitorados pelos fiscais.
Os moradores das encostas do parque serão orientados para que evitem a colocação de fogo próximo à área de proteção. A Fema pretende realizar um trabalho de conscientização para evitar que o registro de focos. No ano passado vários focos foram provocados nestas áreas.
(Diário de Cuiabá, 28/07)