Porto Alegre conquista prêmio de proteção ao clima em conferência no México
2004-07-29
O secretário municipal do Meio Ambiente, Dieter Wartchow e a diretora da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Maria Cristina Piovesan, representaram a Prefeitura na I Conferência da Campanha Cidades para Proteção Climática, de 19 a 21 de julho. A capital gaúcha conquistou o Prêmio de Desempenho Exemplar pela Proteção do Clima na América Latina e Caribe. O prêmio será entregue ao prefeito João Verle pelo secretário Dieter Wartchow hoje (29/07), às 10h, no Salão Nobre do Paço Municipal.
O prêmio foi concedido pelo Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (Iclei), organizador do evento que reuniu participantes da América Latina e do Caribe, Índia, Indonésia, Filipinas, África do Sul e Tailândia. Na conferência, Dieter Wartchow apresentou as ações locais que resultam em melhor eficiência energética e que vêm sendo desenvolvidas em Porto Alegre com sucesso. Os esforços do Município na redução do consumo de energia na iluminação pública, o Programa de Redução de Energia do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o programa de computadores a bordo nos ônibus da Carris, a publicação Ares de Porto Alegre, com seu propósito informativo e educativo (lançado na Semana do Meio Ambiente), entre outros programas que apontam uma meta de redução de 10% até o ano 2010 no consumo de energia e, conseqüentemente, na redução da emissão de gás carbônico (CO2) equivalente, fator que interfere diretamente na alteração climática local e global. A equipe multidisciplinar criada por decreto municipal e coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) tem a missão de inventariar os programas locais e seus resultados.
Resultados
Na área de transporte e circulação a Prefeitura alcançou uma economia de 3,6% de combustível na frota da Carris, em função da implantação dos computadores de bordo em 77% da frota. Isso significa uma economia de 1,6 milhão de litros de diesel por ano. Nesse projeto foram investidos R$ 70 mil. Outras iniciativas destacas pelo titular da Smam, são a implantação de medidas previstas no plano setorial de transporte coletivo que prevê a redução de emissão de gases poluentes, a substituição de ronda motorizada por fiscais de bicicletas nos parques e a gestão de resíduos sólidos domésticos que prevê, além da redução na geração desses em 10%, a reciclagem e seu reaproveitamento. A Campanha Cidades para Proteção Climática, intitulada Inovações dos Governos Locais na Proteção do Clima, é uma ação mundial para reverter a tendência de aquecimento do planeta, melhorar a qualidade do ar e a habitabilidade urbana, envolvendo cidades interessadas em preparar e executar planos de ação que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. A campanha inclui cerca de 550 municípios.