Projetos terão classificação de risco socioambiental
2004-07-28
A aplicação dos conceitos é baseada no estabelecimento de um Rating socioambiental, feito pelas instituições financeiras. Assim, os projetos serão classificados em A (alto risco), B (médio risco) ou C (baixo risco). Isso significa que os projetos apresentados pelas empresas devem conter informações como o risco ambiental, proteção à biodiversidade e uso de energia renováveis; proteção à saúde e à diversidade cultural e étnica; adoção de sistemas de saúde e segurança ocupacional e prevenção contra incêndios; avaliação de impactos socioeconômicos; eficiência na produção, distribuição e consumo de recursos hídricos e energia; mecanismos de prevenção e controle de poluição; entre outras, para serem avaliadas pela instituição financeira.
De acordo com o gerente de Project Finance do Unibanco, Hugo Assunção, o banco já está aplicando os Princípios do Equador na análise de três projetos ligados às empresas: América Latina Logística (ALL), Latasa e BS3. — Os princípios são importantes pela responsabilidade socioambiental, e também para as instituições financeiras terem garantia do crédito que está fornecendo, diz Assunção. O workshop vai contar com a participação de empreendedores para falar da importância desses conceitos, de instituições financeiras multinacionais que já os aplicaram e de advogados ambientalistas que mostrarão os aspectos jurídicos associados aos contratos de financiamento. O encontro é dirigido a executivos de empresas interessadas em financiar projetos de grande escala, nas mais diversas áreas: energia elétrica; petróleo e gás natural; química e petroquímica; papel e celulose; transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário; portos e aeroportos; mineração, metalurgia e siderurgia; irrigação e agroindústria; saneamento básico; construção; consultorias jurídicas; associações e sindicatos de classe; etc.
— A idéia do encontro faz parte do planejamento da nossa Plataforma de Capacitação e Educação Continuada, que tem o objetivo de atender as necessidades do mercado, visando a inovação na profissionalização, afirma o presidente da Unicorp, José Antônio Campos Chaves. O workshop vai acontecer no Hotel Holiday Inn Jaraguá, em São Paulo, das 9h às 18 horas. Informações podem ser obtidas pelo e-mail: equador@unicorp.org.br, nos sites: www.uniemp.org.br e www.unicorp.org.br , ou telefone: (11) 3253-9711.