Vazamento de soda cáustica contamina rios da cidade de Alumínio/RJ
2004-07-27
O vazamento de 900 mil litros de uma solução de soda cáustica contaminou o córrego do Bugre e os rios Piragibu e Sorocaba em Alumínio. O vazamento foi provocado pelo rompimento de uma tubulação da Companhia Brasileira de Alumínio. A soda cáustica é usada pela empresa no tratamento da bauxita.
Os moradores da zona rural de Alumínio perceberam a mudança na cor do córrego do Bugre na manhã de sábado. O caseiro Celso Paula da Silva disse que se assustou com a tonalidade alaranjada da água e chamou imediatamente o dono do sítio. O gado foi confinado no curral na parte alta da propriedade para evitar contato com a água. Técnicos da Cetesb estiveram no local no domingo e constataram que o PH da água estava acima do recomendável.
Nesta segunda-feira, os técnicos voltaram ao córrego do Bugre e constataram que o nível do PH ainda está alto. Mas nos rios Piragibu e Sorocaba o PH já está normalizado. A companhia ainda está avaliando os danos ambientais para definir se vai notificar ou multar a empresa. A informação da Cetesb é de que a empresa fez os reparos na tubulação para conter o vazamento. Os dois rios e o córrego do Bugre vão continuar sendo monitorados.