Mutirão Pescando Lixo percorrerá rios e lagoas do Estado
2004-07-27
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Federação dos Pescadores do RS realizarão amanhã (28/07), pela manhã, o mutirão Pescando Lixo. O evento faz parte das comemorações alusivas aos cinco anos de criação da Sema, que ocorre no dia 29 de julho.
Colônias e Sindicatos de Pescadores, ligados à Federação, estarão percorrendo rios e lagoas em diversas cidades do Estado para retirar dejetos de dentro e das margens dos corpos d’água. Conforme o secretário estadual do Meio Ambiente, Adilson Troca, com essa atividade os pescadores estarão engajados num processo de preservação do meio ambiente, dando uma demonstração de cidadania. — Os pescadores estão mostrando a sua preocupação em recuperar e preservar as águas do Estado, de onde eles tiram o seu sustento, afirma Troca. Além disso - acrescenta o secretário, o evento está revestido do caráter de educação ambiental, fazendo com que as famílias dos pescadores aumentem a consciência de conservação do meio ambiente que é salutar para a sobrevivência de todo ser vivo, e não apenas do homem.
O mutirão envolverá cerca de 300 pescadores e 150 barcos, por meio em colônias e sindicatos, em diversas regiões do Estado. A Sema está fornecendo luvas de plástico e sacos para o acondicionamento do lixo. Em Porto Alegre, a atividade será coordenada pela Colônia Z5, com sede na Ilha da Pintada. É esperada a participação de aproximadamente 60 barcos, pois estarão agregadas a Colônia Z4, da Vila de Itapuã, em Viamão, e o Sindicato de Pescadores de São Sebastião do Caí. O mutirão inicia às 7 horas e por volta das 11h30min os barcos estarão atracando na Colônia Z5 com o lixo recolhido. O secretário Adilson Troca, diretores da Sema, Batalhão Ambiental e outras autoridades estaduais estarão na Z5 aguardando a chegada dos pescadores.
As outras Colônias e Sindicatos de Pescadores confirmados para realizar a atividade estão nas seguintes cidades: Estrela (Z 20), Torres (Sindicato), Rio Grande (Z1), São José do Norte (Z2), Pelotas (Sindicato e prefeitura) e Tramandaí (Sindicato). (Sema, 26/07)