Embrapa apresenta projeto para a Amazônia
2004-07-26
Pesquisadores da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vão estar apresentando trabalhos na III Conferência Científica do Projeto LBA - Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia e eventos associados, que acontecem esta semana, em Brasília, e devem reunir cerca de 800 cientistas brasileiros e estrangeiros.
Tatiana Sá, chefe da Embrapa Amazônia Oriental (Belém – PA), fala na quinta-feira (29/07), às 11 horas sobre como as descobertas do LBA podem ser úteis para a agricultura na Amazônia. Os pesquisadores Mateus Batistella e Alexandre Coutinho, da Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas – SP), vão apresentar trabalhos que envolvem estudos de sensoriamento remoto sobre florestas secundárias, sobre as dimensões humanas do uso e cobertura das terras na Amazônia e ainda sobre o monitoramento das queimadas. Durante a Conferência, no dia 28, serão apresentados resultados da avaliação da dinâmica das queimadas no Mato Grosso com base municipal, realizada pelo pesquisador Alexandre Coutinho.
O LBA é um programa de cooperação científica internacional, liderado pelo Brasil, que tem como meta estudar as interações entre a Floresta Amazônica e as condições atmosféricas e climáticas. O programa recebe
financiamento de agências brasileiras de fomento, da NASA e da Comissão Européia e envolve pesquisadores de várias partes do mundo.