Embrapa contrata especialista para coordenar implantação de projeto
2004-07-23
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da Embrapa, localizada em Brasília, DF, está contratando um especialista para exercer a função de consultor na implantação do seu programa de incubação de empresas. Como pré-requisitos, a Empresa exige que o candidato tenha nível superior e proficiência em inglês.
Além disso, tem que possuir experiência mínima de 5 (cinco) anos comprovada em implantação e gerenciamento de incubadoras empresas de base tecnológica, e na elaboração e análise de planos de negócio; capacidade de identificar novas oportunidades de negócio; conhecimento sobre o agronegócio brasileiro; e capacidade de articulação interpessoal e institucional (comunicação, negociação e conciliação). O edital completo para a seleção do consultor pode ser obtido no endereço eletrônico www.cenargen.embrapa.br. As inscrições podem ser feitas até 13/08/2004, por via postal.
As incubadoras de empresas são instrumentos de estímulo à inovação tecnológica e vêm crescendo rapidamente no mundo, especialmente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental. De acordo com a ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas), o Brasil ocupa posição de destaque no ranking mundial de incubação de empresas, tanto pelo número de incubadoras e empresas incubadas, quanto pelas taxas anuais de crescimento, sendo líder da América Latina e do hemisfério sul.
Além de criar novas oportunidades de inovação para todos os setores econômicos, as incubadoras de empresas geram emprego e renda e, por isso, a Embrapa decidiu formar as suas próprias incubadoras de empresas, contribuindo assim para o desenvolvimento tecnológico dessa região e do país. Em 2001, firmou um convênio com o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, para formalização dos termos de concessão de uma cooperação técnica, cujos recursos serão utilizados no Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária - PROETA.
A incubadora de empresas da Embrapa no Distrito Federal irá trabalhar, principalmente, com as tecnologias e produtos gerados pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Hortaliças e Embrapa Cerrados.(Cenargen, 23/07)