Sema vai comemorar cinco anos de criação
2004-07-23
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) estará completando cinco anos de criação no dia 29 de julho. Uma programação se estenderá durante a próxima semana em comemoração à data. — Mesmo há poucos meses no cargo (desde 19 de maio) e ainda me familiarizando com o funcionamento da secretaria, constato o profissionalismo dos servidores que lidam com algo tão precioso como é o meio ambiente que, desta forma, está bem protegido pela qualificação das ações que são empregadas na área, afirma o secretário Adilson Troca. A Sema foi estruturada com o objetivo de efetivar o Sistema Estadual de Proteção Ambiental (SISEPRA) e agregou setores que antes pertenciam a diferentes secretarias. As atividades da pasta são desenvolvidas pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e pelo Departamento de Recursos Hídricos (DRH). Os programas Pró-Guaíba e Pró-Mar-de-Dentro são vinculados à Sema, assim como a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) e a Fundação Zoobotânica do RS (FZB). Ainda interagem com a Sema o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), o Conselho de Recursos Hídricos (CRH) e os Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA - De 26 a 30 de junho (segunda a sexta) quem circular pelo Centro Administrativo Fernando Ferrari, poderá apreciar a exposição fotográfica do Programa Pró-Guaíba e do projeto Mata Atlântica. As imagens, que estarão expostas no Saguão da Ala Sul, retratam a beleza cênica de unidades de conservação que estão sendo implementadas em área de Mata Atlântica pela Sema, por meio do convênio com o banco alemão KfW, e obras e ações do Pró-Guaíba. A visitação é das 8h30min às 18h.
OBRAS DO ZÔO - No dia 27 (terça-feira), às 14h30min, o secretário Adilson Troca, diretores da Fepam e Fundação Zoobotânica (FZB) e convidados visitarão obras de melhorias em infra-estrutura no Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul. O Zôo é administrado pela FZB.
MUTIRÃO PESCANDO LIXO - Dia 28 (quarta-feira) haverá uma mobilização em várias cidades do Estado com o mutirão Pescando Lixo, através de diversas Colônias de Pescadores. De barco, pescadores percorrerão rios e lagoas para retirar lixo desses corpos dágua. Em Porto Alegre, a atividade estará concentrada na Colônia Z5, situada na Ilha da Pintada. Os pescadores iniciarão o recolhimento do lixo às 7 horas, com previsão para retornar à sede da Z5 às 11h30min. Para às 10 horas, está programada uma saída de barco da Usina do Gasômetro para a Ilha da Pintada, com autoridades convidadas e imprensa. Às 14 horas, também na Colônia Z5, acontecerá uma reunião do Grupo do Rio Grande do Sul sobre as atividades de controle do mexilhão dourado. O mutirão Pescando Lixo é promovido pela Sema e Federação dos Pescadores do RS.
LANÇAMENTO DA CONFEMA - No dia 29 (quinta-feira), às 10 horas, acontecerá o lançamento da Conferência Estadual do Meio Ambiente – Confema 2004. O evento será no auditório da Sema, à rua Carlos Chagas, 55, 11º andar, sala 1108. A Confema é realizada bianualmente, sob a coordenação da Sema, e se constitui num amplo debate das questões ambientais do Estado. Neste ano, acontecerão sete pré-conferências regionais, nas três Regiões Hidrográficas do Estado, cujas discussões serão levadas para a plenária final da Confema marcada para o dia 21 de novembro, em Porto Alegre. O foco dos debates deste ano será a consolidação do Sistema de Recursos Hídricos como instrumento de modernização e valorização da gestão ambiental, já que 2004 é o Ano Estadual das Águas.