50 mil pessoas serão beneficiadas por projeto de saneamento em Novo Hamburgo
2004-07-21
Técnicos da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa) e da Prefeitura de Novo Hamburgo participaram, durante toda a segunda-feira (19/07) na sede da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), em Porto Alegre, de uma oficina sobre educação ambiental do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms). A atividade é uma das condições para a efetivação de convênios através dos quais serão repassados R$ 4,6 milhões do Orçamento Geral da União à Prefeitura, para a execução de obras de saneamento.
Segundo o diretor-presidente da Comusa, Silvio Klein, com as obras de saneamento a serem realizadas, o tratamento de esgoto local passará de 2% para 15% da cidade e 99% da população hamburguense terá acesso à água tratada. Após implantados, os projetos desenvolvidos pela companhia beneficiarão quase 50 mil pessoas. Os projetos elaborados pela Comusa foram aprovados em maio, e o empenho dos recursos (garantia de destinação da verba para o projeto) já foi efetuado.
A liberação da verba e a assinatura dos convênios, conforme a Funasa, devem ocorrer em novembro ou dezembro. Com os recursos, serão implantados, em Novo Hamburgo, quatro projetos, sendo três na área de esgoto e um na de água. A liberação da verba, no entanto, irá ocorrer após o pleito de 3 de outubro, em virtude da lei eleitoral que proíbe o repasse de recursos para obras não-iniciadas no período que antecede as eleições. Conforme o assessor de comunicação da Funasa, Jair Martins, os valores a serem aplicados nos projetos já foram autorizados pelo governo federal. (Jornal NH, 20/07)