Ibama realiza treinamento para formação de novos Agentes Ambientais
2004-07-19
O Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea – ProVárzea, encerrou na sexta-feira,16, o treinamento de 26 comunitários da região do Arapixuna, para atuação como Agentes Ambientais Voluntários – AAVs. Com essa capacitação, o Ibama totaliza 41 agentes naquela região, composta por 28 comunidades.
Em outubro, será a vez da região do Lago Grande do Curuai, receber o treinamento. A gerência de Santarém já capacitou cerca de 150 agentes ambientais voluntários que atuam nas regiões de várzea do Município de Santarém, oeste do Estado do Pará. Outros 30 foram treinados para atuação na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns e 15 na Floresta Nacional do Tapajós. Os agentes Ambientais Voluntários atuam em suas comunidades instruindo as famílias quanto à legislação ambiental, evitando o uso inadequado dos recursos naturais. Os AAVs trabalham primeiro de maneira preventiva e educativa. Lavram o auto de constatação somente com a persistência da irregularidade. O auto deve ser assinado pelo agente, por testemunhas e pelo infrator e, em seguida, enviado ao Ibama, setor de fiscalização, para as procedências cabíveis. Os agentes também podem reter os instrumentos utilizados na prática da infração encaminhando-os aos órgãos competentes.
O Ibama deve publicar ainda este ano, a segunda instrução normativa que regulamenta os Agentes Ambientais voluntários. (Ibama, 16/07)