Termelétricas impulsionam consumo de gás natural
2004-07-19
O consumo de gás natural cresceu 25,6% nos primeiros cinco meses de 2004 em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado, principalmente, pela entrada em operação de novas termelétricas e pelo reaquecimento da economia. O presidente da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Romero de Oliveira, enxerga possibilidades de expansão no uso do combustível, tanto no setor automotivo como em sistemas de co-geração de energia.
Oliveira lembra que de janeiro a maio, o impulso maior no consumo veio com a entrada em operação das novas termelétricas nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Ceará e Minas Gerais. As térmicas apresentaram um aumento de 59,4% no consumo de gás de janeiro a maio em relação ao mesmo período de 2003.
De janeiro a maio de 2004, o consumo de gás natural foi de 175,4 milhões de metros cúbicos, um crescimento de 25,6% em relação ao mesmo período do ano passado. — Hoje o consumo está em alta, em função da entrada em operação das novas térmicas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, explica Oliveira.