Boqueirão do Leão pretende implantar programa de florestamento
2004-07-16
Município Boqueirão do Leão pretende aumentar o potencial das matas
Boqueirão do Leão pretende implantar ainda este ano os primeiros projetos de florestamento. A Associação Agroflorestal aguarda apenas a liberação do financiamento de R$ 118 mil do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o programa Próflora a fim de iniciar o plantio de 74,5 hectares.
O objetivo é incentivar a diversificação de culturas com a implementação de florestas comerciais formadas, principalmente, por acácia, pinus e eucalipto. O extensionista da Emater no município, Eduardo Rosa Sturza, afirma que o objetivo é desenvolver o pólo madeireiro regional, aproveitando o potencial existente. Os recursos beneficiarão cinco médios e grandes produtores. O financiamento tem oito anos de carência, com quatro anos para o pagamento, e juros de 8,75% ao ano. As mudas que serão utilizadas virão de um viveiro credenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Outro projeto aguarda a liberação de R$ 83 mil por intermédio do governo do Estado para o pólo madeireiro da região, favorecendo pequenos produtores dos municípios de Boqueirão do Leão e Gramado Xavier. O objetivo é fazer o plantio de mudas para suprir a defasagem de energia, atendendo à necessidade de lenha nas propriedades. (Gazeta do Sul)