Ministério do Meio Ambiente recebe semana que vem novo projeto de transposição do São Francisco
2004-07-16
O Ministério do Meio Ambiente receberá na próxima semana a revisão do estudo de impacto ambiental do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. A informação foi dada nesta quinta-feira pelo ministro interino do Meio Ambiente Cláudio Langoni, durante a realização do Seminário Sobre Recursos Hídricos, que termina amanhã (16) no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para Langoni, o projeto tem condições de prosperar nas negociações com o Comitê da Bacia do São Francisco, que serão concluídas no final deste mês, porque foi formulado com conceito diferenciado do projeto original.
O projeto, além de prever o equilíbrio entre o projeto de transposição e o compromisso com a revitalização da bacia, sugere a realização de um trabalho de zoneamento territorial para se evitar a especulação imobiliária das terras da região, em função da valorização com os canais de transposição, e uma garantia da água chegar à torneira do cidadão. — Muitas vezes nós tivemos situações de obras como essa que não se preocuparam com os sistemas distribuição, não cumpriram o seu objetivo e deram insustentabilidade aos recursos que foram aplicados, afirmou.
Cláudio Langoni disse que o governo retirou neste atual projeto todos os elementos que criaram algum nível de conflito com a proposta anterior, como no caso da construção de usinas hidrelétricas, e a transposição do Rio Tocantis para o São Francisco, passando pela área do Jalapão. O ministro interino ainda não tem o cálculo do custo do novo projeto. O anterior ficava em torno de US$ 20 bilhões. (Agência Brasil, 15/07)