ANA e Secretaria de Meio Ambiente da Bahia vão trocar dados hidrológicos
2004-07-16
O sistema de informações hidrológicas ganhou um importante reforço esta semana, com a parceira da ANA, Agência Nacional de Águas, com o Centro de Recursos Ambientais (CRA) da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Semarh). Com o intercâmbio de dados sobre a água da Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e suas reações com o meio ambiente, os profissionais do setor de recursos hídricos vão ter um acréscimo de informações disponíveis. Estes dados auxiliam, por exemplo, na prevenção de enchentes, para saber se há muita ocorrência de chuva em determinado local, ou se há escassez de água e rios secos.
Com o banco de dados da ANA é possível ter acesso às informações de todo o Brasil sobre pluviometria, fluviometria, sedimentologia, entre outros. Conhecido como Hidroweb, o sistema informa sobre as calhas dos rios, vazão, resumo da medição pluvial, precipitação de chuvas, curva de descarga da vazão do rio em função do seu nível e do sedimento sólido em suspensão.
Os técnicos da Superintendência de Informações Hidrológicas da Agência, Raimundo Borges e Mauricio Cordeiro, apresentaram o Hidroweb aos técnicos da secretaria, além de promover um treinamento para possam alimentar o sistema de informações. Segundo Borges, que é o coordenador do Banco de Dados, esse novo serviço vai ampliar as informações sobre os recursos hídricos do estado e, em contrapartida, o CRA vai alimentá-lo com informações sobre a qualidade da malha hídrica da Bahia. O Centro de Recursos Ambientais da Bahia avalia a qualidade ambiental das águas superficiais e costeiras da Bahia é há dois anos, através do monitoramento dos 34 rios que integram as 13 bacias hidrográficas do estado, além da Baía de Todos os Santos e do litoral de Salvador. Para a coordenadora do CRA, Lilia Macedo a instalação do banco de dados será de grande importância como subsídios para a gestão dos recursos hídricos do estado, além de oferecer um leque de informações para o monitoramento do órgão. O sistema pode ser acessado no endereço: http://hidroweb.ana.gov.br. (ANA, 15/07)