Pavilhão em Rio Pardo vai abrigar galpão de reciclagem
2004-07-16
As famílias que trabalham com a coleta de material para a reciclagem do lixo terão um novo espaço para desenvolver a atividade em Rio Pardo. A obra de construção do galpão de triagem e classificação de resíduos sólidos tem a sua conclusão prevista para o final de julho. O pavilhão no Loteamento do Barro Vermelho terá um investimento de R$ 177.950, em uma área de 453 metros quadrados. Os recursos foram obtidos por meio de um convênio com a Fundação Estadual de Desenvolvimento Metropolitano e Regional (Metroplan), órgão da Secretaria Estadual de Planejamento. O convênio para a construção do galpão foi assinado em setembro de 2003 em Rio Pardo.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Vladimir Panta, explica que o pavilhão será cedido para as entidades organizadas de catadores de Rio Pardo, hoje representadas pela Associação Comunitária dos Trabalhadores na Seleção do Lixo (Acotrali). O grupo vai administrar o galpão e torná-lo auto-sustentável. A Prefeitura vai disponibilizar um caminhão para o recolhimento dos resíduos sólidos nas ruas da cidade nos dias previstos. O produto, ao chegar no galpão, irá passar por uma esteira, em que os trabalhadores fazem a seleção. O galpão terá prensa e máquinas para o enfardamento do material.
O município de Rio Pardo espera pelo licenciamento de uma área por parte da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) em que serão depositadas as bolsas com o lixo não-sólido. Tão logo a Prefeitura receba o sinal favorável, o secretário do Meio Ambiente explica que começarão as tratativas para implantar o projeto do compactador e embolsador de resíduos. Para executar o plano, deverá ser adquirido um caminhão especial com o equipamento coletor compactador e embolsador de resíduos autopropelido-articulado, que acondiciona o material em bolsas plásticas, que depois são enterradas sem prejudicar ao meio ambiente. (Gazeta do Sul, 15/07)