Candidato a prefeito de Porto Alegre propõe fusão de secretarias
2004-07-15
O candidato a prefeito de Porto Alegre, Beto Albuquerque (PSB), divulgou segunda-feira (12/07) seu programa de governo. Entre outras propostas, prevê a fusão de diversos órgãos públicos em apenas cinco secretarias: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental; Secretaria de Infra-estrutura e Manutenção Urbana; Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Secretaria da Saúde e Secretaria de Planejamento, Administração e Finanças.
Atualmente, Porto Alegre possui 28 órgãos públicos entre administração direta, sociedades de economia mista, autarquias, fundações e empresas públicas. — A atual estrutura provoca falta de controle nas pontas, favorecendo quem não é do quadro e prejudicando os funcionários de carreira, diz o programa de governo. Segundo a assessoria do deputado, o município pode ter apenas cinco secretarias que, de uma forma eficiente, abrangerão o atual organograma, assumindo a postura de uma moderna gerência administrativa. — A proposta não é extinguir estruturas, mas adequar a máquina estatal a um novo organograma, explica.
Conforme o cronograma, os secretários estarão diretamente vinculados ao gabinete do prefeito, com reuniões permanentes de despachos, visando diminuir a burocracia e a demora. Caso seja eleito, a nova estrutura administrativa, deverá ser encaminhada à Câmara de Vereadores.