Encontro de Plantio Direto aponta alternativas de desenvolvimento
2004-07-13
O sistema de Plantio Direto, que é desenvolvido há mais de 15 anos na região de Bagé, está consagrado com a utilização de tecnologias de ponta. Esta foi uma das avaliações da última sexta-feira (09/07), durante o 1º Encontro do Plantio Direto na região da campanha, no Parque de Exposições. O evento foi encerrado sábado, sendo uma promoção da Associação/Sindicato Rural de Bagé, Emater, Embrapa, Cooplantio e Camal. Também teve como enfoque o Manejo da fertilidade do solo em PD e Controle de invasoras no sistema PD e Controle de pragas e doenças. As atividades da noite seguiram com uma palestra sobre cenário nacional da Agricultura, com Antonio Sartori, presidente da BRASOJA.
Um dos palestrantes do encontro, Dirceu Gassen, da Cooplantio, deixou clara a importância de desenvolver o sistema de Plantio Direto na região, principalmente por ser uma localidade que sofre muito com estiagem. Gassen apresenta como vantagens à redução de erosão em 96%, redução do uso de diesel em 65% e diminuição em dois terços no uso de tratores Entre outras vantagens, o palestrante afirma que resulta na melhor qualidade da água e aumento da atividade biológica, promovendo uma agricultura mais natural.
O Plantio Direto compreende um conjunto de técnicas integradas que visam melhorar as condições ambientais e a produtividade. Esse sistema também resultou em um maior profissionalismo pela incorporação de novas tecnologias e melhorias gerenciais dos fatores e processos de produção, constituindo, hoje, uma reconhecida alternativa para que se estabeleçam políticas, favorecendo o desenvolvimento ambientalmente sustentável, voltadas para a prosperidade da agricultura, com evidentes benefícios para toda a sociedade. (Emater, 12/07)