O clima ataca outra vez - Tempestade mata 18 e isola milhares em Taiwan
2004-07-05
Deslizamentos de terra e enchentes causadas pelo tufão Mindulle mataram pelo menos 18 pessoas em Taiwan, deixaram milhares de famílias isoladas e causaram prejuízos de pelo menos 400 milhões de dólares, disseram autoridades na segunda-feira. Doze pessoas estão desaparecidas. Algumas foram arrastadas por rios que transbordaram com a chuva torrencial que atingiu a região central e o norte de Taiwan durante cinco dias. — Foi terrível. O rio subiu tão rápido e engoliu aquela ponte em apenas uma hora, contou uma mulher que se identificou pelo sobrenome Lin, apontando para uma ponte de concreto perto da cidade de Tungshih, no coração de Taiwan.
O governo emitiu alertas para 81 aldeias e cidades, exortando os moradores a se prepararem para mais deslizamentos e chuva pesada.
Milhares de famílias ficaram isoladas na região central rural e no sul da ilha, cortadas pelos deslizamentos que fecharam estradas ou por rios que encobriram pontes. Cerca de 185 pessoas foram resgatadas -- algumas por helicópteros -- e outras 98 estão esperando pela retirada imediata, disse um porta-voz do centro de desastres. O tufão Toraji matou 200 pessoas em Taiwan em 2001. Poucos meses depois, o Nari causou a pior enchente registrada em Taipé e matou 100 pessoas.(Reuters 05/07)