Conselho discute proposta para nova delimitação do Parque do Jacuí
2004-07-02
O Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Cosmam) discutiu na quarta-feira (30/06) a proposta de redefinição da área do Parque Estadual Delta do Jacuí, transformando-o em área de proteção ambiental. A proposta do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas foi apresentada pelo engenheiro florestal Luiz Alberto Carvalho Júnior, gerente de implantação do Parque Estadual Delta do Jacuí e contempla a criação de uma área de proteção ambiental, com 26.269,76 hectares e a criação da Reserva Biológica dos Banhados do Delta, com 13.369,356 hectares, dentro do Parque do Jacuí.
Para o assessor de Meio Ambiente da prefeitura, Rosalino Mello, a proposta representa um avanço ao incorporar as áreas ocupadas, irregulares e regulares. Ele acrescentou ainda que é necessário ajustar alguns aspectos, como a abrangência da área de proteção ambiental, a constituição do conselho gestor e as bases para criação do plano de manejo. Mello ressaltou que a proposta precisa estar articulada com o Sistema Estadual de Recursos Hídricos.
O titular da pasta, Dieter Wartchow pediu maior prazo para diálogo, prorrogando a votação, prevista para 6 de julho, em 60 dias. A coordenadora executiva do Núcleo Amigos da Terra Brasil, Kátia Vasconcellos, disse que a entidade é favorável à proposta, mas ainda são necessárias mais informações e detalhamentos do projeto, por isso o prazo maior é fundamental.