Santos reutilizará água dos chuveiros das praias
2004-06-30
O prefeito Beto Mansur assinou ontem o convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) que permitirá a implantação do projeto de reaproveitamento das águas dos chuveirinhos da praia. O órgão, vinculado à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, irá financiar metade do valor do projeto, orçado em R$ 519.650,00.
Com essa iniciativa, considerada pioneira na região, a Cidade terá uma economia anual de 120 milhões de litros de água. O projeto, que já obteve licença prévia da Cetesb, consiste em construir três reservatórios para o armazenamento de toda a água utilizada pelos banhistas nos chuveirinhos. Os equipamentos terão capacidade para 80 mil litros cada e serão instalados ao lado dos canais 1, 3 e 6. Segundo o prefeito, a água armazenada será captada por um caminhão-pipa e reutilizada para a limpeza do Mercado Municipal, Mercado de Peixes, feiras livres, na irrigação do jardim da orla e do Jardim Botânico e para a reposição de água nas fontes existentes no Município.
A primeira parcela da verba deverá ser liberada nos próximos dias. Já o edital da licitação pública para contratar a empresa que realizará a obra deverá ser publicado nas próximas semanas. A estimativa da Prefeitura é de que o projeto seja executado em um ano.
Financiamentos
O governador Geraldo Alckmin assinou ontem o convênio para o financiamento de 165 empreendimentos pelo Fehidro, com contratos no valor total de R$ 14,8 milhões.
Os projetos envolvem obras de estações de tratamento de esgoto, perfuração de poços profundos, combate a enchentes e erosões, recuperação de mananciais, implantação de galerias de águas pluviais, de coleta seletiva de lixo, além de estudos climáticos, ambientais e cursos de educação ambiental.
O convênio irá beneficiar 158 prefeituras, cinco entidades civis e duas entidades estaduais. Os empreendimentos financiados pelo Fehidro são priorizados e indicados pelos Comitês de Bacias Hidrográficas, de acordo com o Plano Estadual de Recursos Hídricos. Atualmente, estão em funcionamento 21 comitês envolvendo os 645 municípios do Estado. (Tribuna Digital, 30/06)