Ìndios relutam em voltar a reserva em Charrua
2004-06-29
Os cerca de 300 índios caingangues da reserva do Ligeiro, em Charrua, estão em Passo Fundo desde o último sábado (26/06). O grupo, que está em conflito com o cacique Danilo Braga, abandonou a reserva após mais uma tentativa fracassada de negociações, em busca da solução para o problema que já dura 2 meses. Os índios, foram abrigados no salão da associação de moradores do bairro Vera Cruz, afirmam que a última eleição, a qual reelegeu o cacique Danilo, foi fraudada, e pedem sua anulação. Os dissidentes se dizem ameaçados e com medo de retornar à reserva, e alegam que até disputas armadas já aconteceram. — Há terror no local, e nós não vamos voltar até que alguma coisa seja feita, afirma Ornélio Ribeiro, que faz parte da comissão que dirige o grupo.
Uma solução sugerida pelo grupo é que indígenas que não estejam engajados em nenhum dos dois grupos, ou seja, uma pessoa neutra, possa ajudar a reserva a encontrar uma saída amigável. Até a tarde de domingo, os caingangues estavam acampados no Parque da Gare, onde passaram a noite de sábado. A Funai está fornecendo alimentos para os indígenas, que não têm previsão de saírem de Passo Fundo.
Conforme a Funai, uma equipe de Brasília estaria vindo à Passo Fundo e à Charrua para uma tentativa de resolver o impasse, ainda nesta semana.(O Nacional)