Açude pode romper-se no Piauí e atingir cinco cidades
2004-06-30
Um açude na cidade de Pedro 2º (218 km de Teresina) apresenta uma fissura em sua base e, de acordo com a Defesa Civil do Piauí, pode romper e atingir cinco cidades da região.
Funcionários do órgão e do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas) foram enviados ao açude Joana (que possui uma capacidade de 10,7 milhões de metros cúbicos de água) para verificar onde está localizado o vazamento.
O secretário estadual da Defesa Civil, Antonio Uchôa, disse que a fissura em uma das paredes do açude vem causando um vazamento de aproximadamente 60 litros de água por segundo.
—Até agora é pequeno (o vazamento), mas estamos adotando todas as providências para que não ocorra um rompimento.—
Na tarde desta terça-feira, foi localizado em uma das paredes do açude um buraco de aproximadamente um metro de diâmetro.
Segundo o coordenador do Dnocs no Piauí, José Carvalho Rufino, chega nesta quarta-feira ao local uma equipe de mergulhadores para a realização de reparos na região em que está localizado o vazamento.
Equipes da Defesa Civil retiravam nesta terça-feira famílias da região ribeirinha que podem ser atingidas se o açude romper.