Análise de água ganha selo de qualidade em julho
2004-06-24
Conhecer o tipo de substância que está poluindo determinado rio, a origem deste resíduo tóxico, a quantidade de poluentes e os riscos para a saúde da população e para o meio ambiente. Todos estes dados serão conhecidos e, principalmente, ganharão um padrão de qualidade a partir de julho, quando começam a atuar os trinta primeiros laboratórios acreditados em análises de água.
Centenas de laboratórios em todo o país já realizam analises de água. A diferença agora é que os laboratórios acreditados atenderão a uma série de exigências que definem padrões e atestam resultados que, a princípio, não podem ser contestados. Um laboratório acreditado passa a ser a última instância na análise da água. Estes centros de análises vão receber a acreditação, ou seja, o credenciamento pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
A iniciativa da ANA, Agência Nacional de Águas, que, em parceria com o Inmetro, está estruturando a rede de laboratórios acreditados em todo o país, vai inibir as atividades que poluem o meio ambiente e dar suporte científico às análises, ao estabelecer um padrão, de acordo com o diretor Ivo Brasil. Na prática, o trabalho dará subsídios às ações de fiscalização da ANA, tendo em vista que as análises terão um selo de qualidade do Inmetro e não darão margem a questionamentos por parte dos poluidores dos rios.
Segundo a Superintendência de Fiscalização da ANA, que monitora a utilização dos recursos hídricos, a rede estará mais estruturada, num primeiro momento, na região Sudeste. A meta é ampliar a atuação dos laboratórios credenciados para todas as regiões brasileiras em no máximo dois anos. Para divulgar a iniciativa e envolver os setores envolvidos com o tema, a ANA e o Inmetro realizaram nos últimos dias 17 e 18 um seminário em Xerém, no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes de instituições governamentais, companhias de saneamento, órgãos gestores de recursos hídricos e meio ambiente, além de funcionários de laboratórios públicos e privados especializados em análise em qualidade de água. Durante o evento, os laboratórios foram incentivados a buscar credenciamento do Inmetro e se habilitarem a fazer diversos tipos de análises de águas. (ANA, 23/06)