Futuro do transporte hidroviário é debatido em seminário
2004-06-23
A importância do transporte hidroviário para o desenvolvimento do País e as mudanças necessárias para o crescimento do setor vão estar em debate amanhã (23/06), em Brasília, durante seminário na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI). As Hidrovias como Fator de Integração Nacional é o tema do evento, que vai contar com a participação dos ministros da Integração, Ciro Gomes, e dos Transportes, Alfredo Pereira Nascimento, e dos governadores do Pará, Simão Jatene, e Mato Grosso, Blairo Maggi, além do diretor-presidente da ANA, Agência Nacional de Águas, Jerson Kelman, e do presidente da CNI, Armando Monteiro Neto.
Dar início às discussões sobre as diretrizes de uma política nacional para o transporte por hidrovias é o objetivo principal do seminário, de acordo com a Confederação. Além de estimular os participantes a propor ações coordenadas para superar os atuais obstáculos que impedem o efetivo desenvolvimento do sistema hidroviário brasileiro.
O gerenciamento de recursos hídricos também estará em debate, a partir das 14h, reunindo à mesa o diretor-presidente da ANA, Jerson Kelman, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone e um representante do Ministério Público. O aproveitamento eficiente das bacias hidrográficas e a sua utilização pelo setor hidroviário será o enfoque principal neste encontro.
Outros setores que dependem o transporte hidroviário também estarão participando do evento, como a Confederação da Indústria Alemã, a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), entre outros órgãos e instituições. (ANA, 22/06)