Publicação sobre RPPNs será lançada hoje em Bonito (MS)
2004-06-18
Será lançado hoje (18), às 19h, em Bonito (MS) o Catálogo de RPPNs na Bacia do Alto Paraguai - Brasil. A publicação tem conteúdo fornecido pelos proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural localizadas no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e em suas cabeceiras, sendo editada pelo Programa Pantanal para Sempre da organização ambientalista WWF-Brasil.
A idéia da publicação é mostrar ao público geral a existência de Reservas Particulares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que contribuem para a conservação dos recursos naturais do Pantanal e das cabeceiras dos rios que o formam. Para a coordenadora do Programa Pantanal para Sempre, Bernadete Lange, a importância da publicação está no registro e demonstração do comprometimento dos proprietários rurais da Bacia do Alto Paraguai com a conservação ambiental.
De acordo com o presidente da Repams, Eduardo Coelho, existem hoje em Mato Grosso do Sul 28 reservas reconhecidas pelo Ibama e Sema, totalizando uma área de 116.462,28 hectares. O catálogo que está sendo lançado, entretanto, traz informações de 14 Reservas localizadas em Mato Grosso do Sul e também Mato Grosso, que estão regularizadas e cujos proprietários se dispuseram a fornecer informações a respeito delas. Também será lançado, na mesma ocasião, o sítio da Repams na Internet (www.repams.org.br), desenvolvido com o apoio do WWF-Brasil.
O lançamento ocorrerá no Hotel Wetegá, localizado na avenida Coronel Pilad Rebuá, 679, Centro. A publicação será distribuída pela Repams, pelos proprietários de RPPNs e pelo WWF-Brasil.