Ibama e Cefet trabalham para repor mata ciliar no sudoeste do Paraná
2004-06-17
A Base Avançada de Pesquisa do Ibama, em Francisco Beltrão (PR), está apoiando o plantio de espécies nativas na Unidade Sudoeste do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), campus de Dois Vizinhos. Sementes de açoita-cavalo, angico vermelho, guabiroba, cedro, bracatinga, louro, marfim e guajuvira, entre outras, estão virando mudas que irão reforçar as matas onde há nascentes no campus.
Sob monitoramento do Ibama, as futuras árvores servirão também para a reposição das matas ciliares da bacia do rio Dois vizinhos que abastece o município. Além do Ibama, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a prefeitura estão doando mudas de árvores silvestres para recuperar matas da zona rural. Está nos planos da direção dessa unidade do Cefet a implantação de um arboreto e de um corredor ecológico que permita à fauna transitar pelas matas do campus, que tem uma área de 191 hectares.
Em todos os cursos, os professores procuram a redução no uso de agrotóxicos, o incentivo para uma transição do cultivo convencional de horta para uma horta orgânica (com controle naturalista das ervas daninhas), montagem e sinalização de trilhas ecológicas, reciclagem do lixo e gestão ambiental com base nos três erres - redução, reciclagem e reutilização. (Ibama online, 17/06)