Unicamp sedia workshop sobre avanços em energia
2004-06-16
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), São Paulo, sedia pela primeira vez o IV Biennial International Workshop Advances in Energy Studies, que será aberto hoje (16/06), às 8 horas, no Centro de Convenções da Universidade. Em outras edições, o evento era realizado tradicionalmente na Itália. O seu intuito é discutir a forma de relação do homem com o meio ambiente, além das novas propostas para a produção de energia renovável e os aspectos sociais.
As palestras contarão com tradução simultânea nas línguas inglesa e portuguesa. —Vamos reunir aqui as pessoas-chaves em seus campos de pesquisa, seja em ecologia, energia ou sociedade, enfatiza Ortega. Até sábado (19/06), pesquisadores brasileiros e representantes da Itália, Estados Unidos, Suécia, Argentina, Índia, Austrália, África e França debaterão temas relacionados aos Cenários energéticos e ambientais para a América Latina, Modelos tecnológicos para enfrentar a escassez de recursos não-renováveis, Capacidade de suporte dos ecossistemas, Produção sustentável de alimentos, Valoração dos bens e serviços da natureza e Questões de eqüidade nas relações comerciais internacionais. A idéia é empregar ferramentas científicas como a Termodinâmica de Sistemas Abertos e a Análise Emergética (termo correspondente à energia) e Econômica.
Essa última ferramenta foi desenvolvida na Flórida e, no Brasil, tem como um de seus precursores o professor Enrique Ortega. A ferramenta leva em conta a parcela de contribuição da natureza sob vários aspectos, inclusive econômicos. Na quinta-feira, os participantes do Workshop realizarão uma atividade pouco comum. Eles visitarão o sítio Duas Cachoeiras, no Distrito de Amparo, SP. A viagem terá como ponto-de-partida um percurso de aproximadamente duas horas para conhecer o local. Anteriormente a 1985, o sítio era apenas mais um a praticar o sistema convencional de agricultura, sem preocupações com o meio ambiente. Hoje, o sítio oferece muitas opções de produtos orgânicos e que respeitam a natureza. A saída está prevista para ocorrer às 8 horas, na frente do Centro de Convenções. (Ascom Unicamp)