Rompimento de tanque polui rio e interrompe abastecimento de água em Piranga (MG)
2004-06-11
O rompimento de um tanque de decantação de granja de suinocultura causou um desastre ecológico no Rio Piranga, localizado no município de mesmo nome, a 169 quilômetros de Belo Horizonte, na zona da mata mineira. Os resíduos atingiram o manancial que abastece a cidade.
O promotor de Justiça de Piranga, Marcos Paulo de Souza Miranda, já acionou a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Defesa Civil para juntos tentarem uma forma de solucionar o problema o mais rápido possível.
O Rio Piranga foi atingido num ponto localizado a 10 quilômetros da estrada que liga Piranga a Catas Altas da Noruega. Ainda não se sabe se o acidente foi proposital ou acidental.
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) já paralisou o fornecimento de água na cidade. De acordo com o promotor de Justiça Marcos Paulo inicialmente será anunciada a situação para os moradores e desta forma buscar a economia no consumo da água. (Assessoria de Comunicação Social do MPE/MG)