Implantação e Prática da Gestão Ambiental: Discussão e Estudo de Caso
2004-06-04
Resumo: Nos últimos anos, sistemas de qualidade têm focado o negócio em que a organização está inserida. Continuamente, os fornecedores têm produzido melhores produtos a um custo mais baixo, têm implantado programas de qualidade e de racionalização em suas empresas e estabelecem auditorias em seus fornecedores a fim de implementar o gerenciamento da qualidade total. Paralelamente ao aprimoramento do sistema da qualidade, também têm crescido a importância das questões sobre ambiente, saúde e segurança. Desta nova postura e conscientização, surgiu o conceito de Sistema de Gerenciamento Ambiental, formalizado pela British Standard Institution na norma BS7750 e posteriormente pela Intenational Organization for Standadization na série de normas ISO 14000.
O tema deste trabalho refere-se a série de normas ISO 14000, que estabelece requisitos para a formalização e avaliação do sistema de gestão ambiental, bem como, refere-se ao conceito TQEM (Total Quality Environment Management), que possibilita a aplicação da técnicas de Total Quality Management incorporadas às estratégias ambientais. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise de conceitos e ferramentas que auxiliam as organizações a se posicionarem de forma pró-ativa frente às questões ambientais em que estão inseridas. Os objetivos específicos buscam (1) avaliar os requisitos necessários para implantação de ISO 1400 e TQEM, (2) identificar a motivação da empresa para a implantação de ISO 14000 e TQEM e (3) identificar quais seriam as contribuições de TQEM para a certificação ISO 14000.
A pesquisa teórica e o estudo de caso realizado em uma indústria do setor eletrônico indicam, como resultado, que, apesar dos diferente objetivos existentes no conceito TQEM e na norma ISO 14000, eles podem ser utilizados de forma complementar conduzindo a melhorias do desempenho e diferenciação em relação aos concorrentes. A necessidade de clientes e stakeholders deve ser entendida como oportunidade de melhoria, como a direção a ser seguida (TQEM) que atenda também aos requisitos de uma norma com possibilidade de certificação (ISO). As razões e objetivos em atender aos requisitos ISO 14001 devem ser bem claros para que a organização possa optar pelas ferramentas que utilizará em seu programa de melhoria no sistema ambiental.
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Autora: Fabíola Bianco Oliveira.
Contato: Escola de Engenharia. (51)3316-3536.