A gestão ambiental em indústrias do Vale do Taquari: vantagens com o uso das técnicas de produção mais limpa
2004-06-02
Resumo: A preservação do meio ambiente está deixando se ser uma prática só dos países desenvolvidos. Preservar e despoluir o meio ambiente está se tornando uma das diretrizes de todos os países, independente da sua condição econômica ou social. Para tanto é oportuno avaliar as práticas de gestão ambiental das indústrias do Vale do Taquari (RS).
O Vale do Taquari é composto por 40 municípios, abrangendo uma área de 5.762 Km2.
Sua população é de cerca de 315 mil habitantes e sua formação étnico-cultural compõe-se de imigrantes portugueses, alemães e italianos. Possui uma economia bem diversificada, com forte concentração na atividade agroindustrial, com ênfase na produção de proteína animal.
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de implantação das técnicas de produção mais limpa nas indústrias do Vale do Taquari. Para tanto foram investigadas 54 indústrias, de forma a destacar as variáveis externas que estão pressionando por melhorias ambientais, identificando suas motivações para estas práticas e dificuldades encontradas. Também foram avaliados, o uso de técnicas de produção mais limpa, e os possíveis ganhos econômicos.
A pesquisa mostrou que as indústrias do Vale do Taquari se comportam de forma variada. Quanto ao assunto gestão ambiental, verificou-se que 30% das indústrias desconhecem o assunto, porém acham que se faz necessário uma rigorosa fiscalização por parte dos órgãos competentes.
Como forma de preservação ambiental as indústrias procuram diminuir o consumo dos recursos naturais, optando por fontes alternativas, principalmente os insumos energéticos. Estas atitudes na maioria das indústrias da região são tomadas por iniciativa própria.O destino dos resíduos industriais, as dificuldades na reciclagem e os custos não absorvido os pelos consumidores, caracterizam algumas das dificuldades encontradas pelas indústrias para reduzir o impacto das suas atividades sobre ambiente. Com relação as práticas de preservação ambiental, alguns setores, estão bem adiantados, obtendo inclusive com ganhos econômicos. Nestes casos percebe-se as vantagens do uso das técnicas da produção mais limpa, quando então a indústria passa a consumir menos energia, menos matérias-primas e reduz substancialmente os resíduos danosos a natureza.
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Autor: Luiz Fernando Andrés.
Contato: luizfernando@andres.ind.br