Perdigão recebe prêmio por gestão ambiental
2004-06-01
A Perdigão conquistou pela quarta vez o Prêmio Fritz Müller, a principal premiação concedida pelo Governo de Santa Catarina na área ambiental. Nesta 11a edição, a empresa foi destacada pelo conjunto de iniciativas relacionadas ao Meio Ambiente desenvolvidas na unidade de Herval dOeste. Anteriormente, foram premiadas as unidades de Videira (1996 e 2003) e de Capinzal (2000). O prêmio Fritz Müller é conferido pelo governo, através da Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). A cerimônia de entrega dos troféus está marcada para hoje (01/06), na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Estarão presentes a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o governador do Estado, Luis Henrique da Silveira, entre outros.
O respeito ao Meio Ambiente é um dos três pilares sobre os quais a Perdigão apoia sua filosofia de cidadania corporativa. A valorização dos funcionários e a contribuição para o desenvolvimento das comunidades em que atua fecham o tripé, que possibilita à companhia contribuir para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.
Na área específica do Meio Ambiente, a empresa mantém um Comitê Permanente de Coordenação Ambiental, cujo papel é sugerir e avaliar estratégias no setor para a Perdigão, além de analisar as mudanças na legislação. Por meio destes mecanismos, é possível buscar soluções mais adequadas, novos direcionamentos e novas tecnologias, que beneficiam tanto as unidades da companhia quanto as comunidades onde elas estão instaladas. Para desenvolver a consciência ambiental entre seus funcionários e motivá-los a participar dos programas desenvolvidos, a empresa realiza anualmente treinamentos para funcionários de várias áreas. Divididos em grupos, eles recebem orientação sobre práticas de fabricação, com ênfase na não-geração de resíduos e na redução de desperdício de água e energia nas áreas produtivas, na avaliação de aspectos ambientais e na legislação, na operação e no monitoramento dos equipamentos de controle de poluição. A unidade de Herval dOeste, que acaba de receber o Prêmio Fritz Müller, emprega 1.375 pessoas e produz anualmente cerca de 57,5 mil toneladas de alimentos (embutidos, cortes de suínos, presuntos, defumados, entre outros). O coordenador regional do Comitê de Gestão Ambiental, Marco Antonio Santos, destaca algumas ações de melhoria das condições ambientais e redução dos impactos desenvolvidas na unidade. Entre elas, está a eficiência no tratamento de efluentes por meio da implantação do sistema de flotação química para a remoção de fósforo e nitrogênio. Outra medida é a utilização do lodo produzido no sistema de tratamento de efluentes como adubo para pastagens e áreas para agricultura. — Trata-se de um excelente fertilizante, garante o engenheiro, que ressalta ainda o programa interno de redução do consumo de água e a adequação do sistema de queima nas caldeiras.
Santos destaca ainda o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos, no qual 99% dos resíduos são reciclados, e a recuperação da mata ciliar às margens do Rio do Peixe, onde está instalada a unidade da Perdigão.