Ministra participa de debate sobre barragens
2004-05-25
A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, é convidada a participar de audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias promove na quinta-feira (27/05). O debate será sobre a política de construção de barragens e o tratamento devido aos que são atingidos por essas obras. O requerimento é de autoria dos deputados Edson Duarte (PV-BA) e César Medeiros (PT-MG).
Os autores lembram que, ao longo dos anos, o Brasil implantou uma matriz energética baseada no aproveitamento de seu extraordinário potencial fluvial. Dezenas de hidrelétricas de grande porte foram construídas, gerando energia que garantiu seu crescimento industrial. No entanto, na opinião dos deputados, as comunidades ribeirinhas foram tratadas com desprezo nesses processos. Os deputados citam estimativas segundo as quais cerca de 300 mil famílias - algo em torno de 1 milhão de pessoas - foram atingidas com a construção de barragens. Em alguns casos, de acordo com os autores, as famílias nada receberam. Em outros, até hoje lutam para obter indenização.
Durante a audiência, os deputados devem indagar qual a proposta do Governo para o setor elétrico e se ela incorpora a problemática dos atingidos por barragens. Os parlamentares também devem questionar se o Governo está preparado para lidar com os novos projetos e os novos atingidos por barragens. A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 8.