EVENTO DISCUTE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO AMAZÔNICA
2004-05-05
O Centro de Eventos do Pantanal será a sede da edição 2004 do Amazontech, de 16 a 21 de agosto. O objetivo do encontro é estimular o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos e de projetos ecologicamente corretos que viabilizem a auto-sustentabilidade da região Amazônica, com foco na promoção de negócios. — Iniciativas como o Amazontech contribuirão para transformar a Amazônia no celeiro do Brasil do século XXI. Com uma Amazônia forte, reduziremos os injustos desníveis regionais, criando as condições para consolidarmos um país com democratização de oportunidades e inclusão social, observa Silvano Gianni, presidente do SEBRAE.
O projeto do Amazontech é capitaneado pelo Sistema SEBRAE na Amazônia Legal, executado em parceria com a Embrapa e outras entidades atuantes na região. Está focado na habilidade humana, na ciência e na tecnologia geradora de renda e bem estar e compreende áreas geográficas e o mundo abstrato de nove países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela), nove estados brasileiros (Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins) e um número total de nações ainda desconhecido, ecossistemas e interesses econômicos, sociais e culturais diversos.
A edição 2004 terá sete eixos: água; biodiversidade vegetal e animal; solo; minérios; o mundo abstrato dos povos e da realidade atual; infra-estrutura, serviços e logística; e ciência, tecnologia e políticas públicas de desenvolvimento. Todas as atividades do evento estarão agrupadas em torno desses sete eixos. Serão 4 conferências, 9 fóruns, 20 palestras, 11 temas para cursos, 9 temas para oficinas, 1 rodada de negócios, 1 rodada de projetos, 1 vitrine tecnológica de produtos vivos, 1 feira, eventos culturais e eventos institucionais.