SÃO FRANCISCO DE PAULA HOMENAGEIA PROFESSOR ANILDO BRISTOTI
2004-05-03
A cidade gaúcha de São Francisco de Paula homenageou sexta-feira (30/04) a memória do professor Anildo Bristoti, em celebração religiosa na igreja matriz do município. Anildo Bristoti, 68 anos, morreu no último dia 24 vítima de acidente de trânsito na RS 115, quando seguia para lecionar na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).O corpo do professor Bristoti foi cremado e as cinzas, jogadas nas águas do Parque das Cachoeiras. Formado em Matemática, mestre em Física, doutor em Engenharia e aposentado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bristoti destacou-se em sua carreira acadêmica pelo incentivo ao uso de energias renováveis e à reativação das pequenas centrais hidrelétricas como formas de geração de energia a baixo custo.
Suas idéias foram colocadas em prática no Parque das Cachoeiras, propriedade que ele adquiriu no interior de São Francisco de Paula e que tornou auto-sustentável energeticamente, através do uso de biomassa e do aproveitamento das quedas de água. Com seis cascatas e cachoeiras, além de trilhas por matas nativas, o Parque se transformou numa grande sala de aula, onde o professor Bristoti desenvolvia educação ambiental e o ecoturismo para seus alunos e visitantes em geral.
Um de seus projetos mais recentes foi a criação do Festival de Ecoturismo da Serra Gaúcha, realizado em fevereiro passado, envolvendo a prática de trilhas, rapel e visita às cachoeiras. O festival já está incluído no calendário do município de São Francisco de Paula para 2005. (Ecoagência, 30/04)