CONGRESSO INTERAMERICANO DE SAÚDE AMBIENTAL INICIA EM PORTO ALEGRE
2004-04-28
O I Congresso Interamericano de Saúde Ambiental começou ontem (27/04), no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre, com o tema saúde ambiental e o desenvolvimento sustentável: perspectivas e conseqüências. A solenidade de abertura contou com as presenças do vice-governador do Estado, Antônio Hohlfeldt e o diretor-geral da Secretaria de Preservação Ambiental (Sempa) da prefeitura de Canoas e coordenador do evento, Isaac Zilberman.
Durante três dias, serão debatidos temas como periferia urbana e reflexos na saúde de crianças e idosos e exposição ambiental, saúde no ambiente de trabalho, entre outros.
Segundo Zilberman, partir dos novos conceitos introduzidos pela engenharia ambiental e pela medicina social se iniciaram as mudanças. — Antes, alguns profissionais atuavam fragmentadamente, sem uma visão contextualizada e de abrangência mais ampla no combate específico de problemas de poluição e doenças, ressalta. Para ele, as atividades de identificação e caracterização dos fatores de risco para a saúde originada no ambiente devem ser incluídas no planejamento de ações da saúde ambiental, prevenção e promoção da saúde. A promoção é da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) que realiza pela primeira vez o evento na América Latina e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES/RS), com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, FEPAM, prefeitura de Canoas, Fundação Oswaldo Cruz, Organização Panamericana da Saúde e Organização Mundial da Saúde.