A BIOTECNOLOGIA E OS TRANSGÊNICOS. CONCEPÇÕES SOCIAIS SOBRE CIÊNCIA E AVANÇOS CIENTÍFICOS VISANDO UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA
2004-04-05
RESUMO: O presente trabalho refere-se a concepções de alunos sobre ciência e avanços científicos, e posterior reflexão da relação Homem-Natureza, utilizando-se a Biotecnolgia e os Transgenicos como ferramentas na obtenção de depoimentos, por ser uma área da ciência bastante polêmica, pois envolve aspectos sociais, econômicos, políticos e éticos. Por outro lado, a técnica da trangênese proporciona um potencial de impacto humano muito grande no ambiente, uma vez que possibilita a manipulação de material genético de espécies diferentes e até mesmo originar novos seres. A maneira como é repassada a Ciência pelos meios de comunicação e na instituição escolar foi considerada na análise dos resultados, pois foram detectadas influências sobre a sua influência na formação de concepções. A análise também incluiu a consideração de questões como paradigmas, cultura científica, ideologia cientificista, e atitude científica, temas abordados em diferentes capítulos deste trabalho, em conjunto com dados secundários.
Os resultados obtidos ao longo do trabalho sugere a inserção dos indivíduos em uma cultura cientificista e tecnicista, concebendo a Ciência como um possível instrumento de dominação da natureza pelo Homem e justificando os avanços científicos com argumentações antropocêntricas. Por outro lado, resultados sobre fatores que influenciam na tomada de decisão sugerem ser a aquisição de conhecimento um processo que exerce influência positiva, aumentando a diversidade e relevância dos argumentos em situações-problema propostas, reduzindo conflitos e indecisões, bem como permitindo a aquisição de visão crítica e consciência ética perante a natureza. Estes quesitos são importantes na formação de cidadãos visando a conservação ambiental.
Os diversos componentes, atributos e relações avaliadas permitiu que várias dimensões fossem evidenciadas e ressaltadas no contexto da formação dos cidadãos e que deixam transparecer que almejam inserir-se num sistema que compatibilize um nível de qualidade de vida adequado com um ecodesenvolvimento sustentável.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP).
Autora Ana Cristina da Palma Camargo.
Contato: Mestrado de Ciência Ambiental (11) 3091-3116/3121.