ANÁLISE DE PROGRAMAS DE USO PÚBLICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. REVISÃO E ESTUDO DE CASO PARA O PARQUE ESTADUAL DE CAMPOS DO JORDÃO
2003-12-18
RESUMO: O propósito deste trabalho é conhecer, por meio de levantamentos da literatura. o universo das Unidades de Conservação, em especial os Parques e, ao mesmo tempo, visualizar um deles - o Parque Estadual de Campos do Jordão (P.E. C.]) -, escolhido por ser considerado como um dos Parques mais visitados no Estado de São Paulo; confrontar-se-á o desenvolvimento do Programa de Uso Público proposto no Plano de Manejo com a realidade observada em campo.
No estado de São Paulo, as Unidades de Conservação situam-se sob diferentes contextos, que variam desde seus aspectos ambientais até os socioeconômicos e culturais, o que justifica a adequação de programas específicos para os diferentes usos públicos. Para a realização desses programas é necessário que seja elaborado a priori o Plano de Manejo da Unidade, no qual se apresenta um inventário da área e a proposta para o seu zoneamento. A partir daí, são elaborados Programas para viabilizar o Plano de Manejo, entre os quais o de Uso Público. A elaboração do Programa de Uso Público deve estar subor- dinada às propostas indicadas no Plano de Manejo e também deve levar em consideração o público que visita a área, o que pode ser feito por meio da caracterização ou análise do visitante. Dentre as Unidades de Conservação Paulistas administradas pelo poder público, citam-se algumas em que são desenvolvidas atividades ligadas ao Programa de Uso Público, tais como educação ambienta!, interpretação, turismo e lazer (SÃO PAULO, 1991): Parque Estadual de Campos do Jordão, Parque Estadual da Cantareira, Parque Estadual da Ilha Anchieta, Parque Estadual da nba do Cardoso, Parque Estadual do Morro do Diabo. Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira.
instituição: Universidade de São Paulo (USP).
Autora: Marilia Gonçalvez Barbieri.
Contato: Mestrado de Ciência Ambiental (11) 3091-3116/3121.