PLANO DIRETOR DE PORTO ALEGRE: AUDIÊNCIA PÚBLICA OUVE MORADORES DA RP1
2003-11-27
Moradores da Região de Planejamento Urbano 1, formada por 30 bairros da capital, participaram terça-feira (25), de audiência pública sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Nova audiência sobre o Plano Diretor será realizada em 9 de dezembro, na Zona Sul da Cidade. A grande maioria dos moradores criticou questões ligadas a altura de novos prédios em construção bem como a liberação de edifícios de grande porte em ruas estreitas. O atual Plano Diretor de Porto Alegre permite prédios de até 18 andares em regiões residenciais da cidade.
Entre os depoimentos, Elisabete Guimarães, do Movimento Petrópolis Vive, reclamou da descaracterização de alguns bairros e afirmou que os moradores não tinham consciência dos problemas que o PDDUA traria. — Não queremos uma São Paulo para nós, disse. Maria da Conceição Carrion, do Núcleo Amigos da Terra, solicitou que a cidade seja preservada sendo
impedido o excesso de verticalização, e Ivo Rodrigues Fernandes, presidente da Associação de Moradores do Bairro Bela Vista, lamentou o grande número de automóveis circulando em ruas pequenas do bairro em decorrência da liberação de construção de prédios de 18 andares.