DISCURSO AMBIENTAL NA COMUNICAÇÃO DE MASSA: UM ESTUDO DA CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
2003-11-24
RESUMO: Fundada na importância crescente da comunicação de massa no processo de difusão da informação ambiental e no debate dos problemas relacionados ao meio ambiente, esta dissertação analisa o discurso sobre a questão ambiental presente nos meios de comunicação.
Partindo de pressupostos de que a problemática ambiental é pôr excelência interdisciplinar, esse trabalho procura analisar em que medida a comunicação de massa vem apresentando uma abordagem fragmentada no tratamento das questões ambientais, restringindo o seu alcance.
A expectativa em torno da Conferência das nações unidas sobre meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio 92, realizada no Brasil em junho de 1992, acirrou o debate sobre a questão ambiental no país, destacando-se como uma oportunidade especial para o estudo da informação ambiental transmitida pêlos veículos de massa. Esse trabalho tem como suporte dois jornais impressos de grande circulação e dois telejornais nacionais, acompanhados em três momentos: antes, durante e depois da Rio-92. O material coletado fornece uma visão global do comportamento desses meios, proporcionando uma avaliação quantitativa do espaço que o tema ambiental ocupou na cobertura jornalística, a identificação das fontes de informação mais utilizadas e a predominância de assuntos mais abordados. Paralelamente, uma análise qualitativa de uma amostra de cobertura jornalística aponta uma gama variada de idéias, valores, preferências e preconceitos sobre a questão ambiental, expressos através dos jornais pôr segmentos da sociedade que se fazem representar nos meios de comunicação.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP).
Autor: Luiz Fernando Angerami Ramos.
Contato: Mestrado de Ciência Ambiental (11) 3091-3116/3121.